
Turismo
Como segunda maior cidade de Portugal, o Porto oferece uma deslumbrante variedade de pontos turísticos e locais de interesse, para deliciar visitantes de todas as idades.
Deste locais considerados património pela UNESCO, parques e jardins botânicos, a museus cativantes, arquitetura deslumbrante e, claro, as margens do rio Douro, o Porto tem algo para todos e a maior parte é alcançável a pé a partir das nossas guesthouses.
Seguem apenas alguns dos nossos locais favoritos a visitar, passear ou simplesmente passar e absorver a boa energia.
1. World of Wine
Incrível renovação que traz realmente o fator WOW à cidade, o World of Wine é a nossa principal escolha e inclui sete museus diferentes, 12 restaurantes, espaço para exposições e eventos, e até uma escola de vinhos dedicada a partilhar a história do Vinho do Porto.
Os visitantes podem explorar a zona, mergulhar na história do vinho, no ambiente, absorver a experiência e provar alguns dos melhores exemplares de Vinho do Porto. É uma viagem fascinante pelo mundo do vinho, que contempla a enorme diversidade de castas, solos, climas, paisagens e características técnicas da produção vitivinícola portuguesa.
E, se aprender tiver estimulado o apetite, cada um dos 12 restaurantes terá certamente algo para tentar os que ficaram com água na boca. Desde peixe e marisco, bife, vegetariano e alta gastronomia, até pratos tradicionais portugueses, sobremesa e brunch num terraço com as melhores vistas da cidade, há realmente algo para todos.
2. Museu Serralves
Para os devoradores de cultura, o Parque de Serralves oferece um verdadeiro banquete para os sentidos. Aqui, podem encontrar-se pérgolas, fontes e um beco arborizado; para além da Casa de Serralves, exemplar único da arquitetura Art Decó, com uma clarabóia desenhada pelo vidreiro francês René Lalique. E, se isto não for suficiente, há ainda um museu de arte contemporânea que exibiu obras de artistas como Joan Miró, Claes Oldenburg e Franz West.
3. Jardim Botânico
Pequeno oásis de calma na cidade, o Jardim Botânico do século XIX apresenta um impressionante jardim de catos, estufas, pequenos lagos e jardins solenes, ladeados por imponentes sebes de camélia e o incrível Museu de História Natural e da Ciência do Porto. Inclui exposições de geologia, paleontologia, zoologia, arqueologia e botânica, e apresenta ainda uma série de exposições interativas, ótimas para crianças.
4. Aliados
Flanqueada a norte pela Câmara Municipal e a sul pela Praça da Liberdade, os Aliados são a principal avenida do Porto. Na sua extremidade norte, encontra-se uma praça calcetada, com árvores e locais para sentar, enquanto que, mais a sul, a zona pedonal estreita-se. De ambos os lados, há um sem número de lojas enquadradas numa arquitetura incrível, nomeadamente o McDonald’s, que é considerado o mais bonito da rede de franchising.
5. Rua das Flores
Para quem gosta de pequenas lojas de boutique e bugigangas, o melhor é ir à Rua das Flores, que se localiza a sudoeste da estação de São Bento. Uma das ruas mais encantadoras da cidade, a Rua das Flores é lar para uma cornucópia de lojas, cafés, restaurantes e bares, numa grande rua pedonal, que oferece também algumas sombras graças a edifícios que flanqueiam a via estreita.
6. Ribeira
Nenhuma viagem ao Porto está completa sem uma visita à Ribeira, o coração da cidade velha e Património da UNESCO. Esta encantadora zona medieval entrecruzada por ruas estreitas calcetadas, e pontilhada por bares e restaurantes, oferece as melhores vistas para a Ponte D. Luís I, e é perfeita para um passeio ribeirinho ao longo do cais, assim como para visitar alguns dos locais mais históricos da cidade. Pode apreciar-se a magnífica Igreja de São Francisco, o impressionante Palácio da Bolsa e a deslumbrante Sé Catedral, andar de funicular ou apenas deixar-se deambular pelas ruas sinuosas. Apesar de bastante turística, esta zona é de visita obrigatória.
7. Zona de Belas Artes
A norte da Ribeira, encontra-se uma zona conhecida como Belas Artes, que alberga a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Uma das zonas que conseguiu manter muita da sua integridade e características originais desde que a cidade começou a florescer, Belas Artes fica apenas a uma curta caminhada do Utopian e é lar para uma magnífica arquitetura dos anos 30.
8. Palácio de Cristal
Um dos locais mais bonitos do Porto, o Palácio de Cristal é o local perfeito para escapar da azáfama e da confusão. Com grandes vistas sobre a cidade e sobre o rio, um novo centro de convenções, um teatro ao ar livre e imensos locais fantásticos para relaxar e fazer um piquenique (na companhia de pavões e galinhas que passeiam pelo parque), o Palácio de Cristal fica logo a seguir à rua do nosso hotel. Recomendamos passar por lá ao final da tarde para observar o incrível pôr do sol a partir da torre antiga do parque.
9. Praça dos Leões e Praça de Carlos Alberto
Sendo uma das zonas preferidas para sair para os residentes mais jovens do Porto, estas duas praças e a área entre elas revelam uma arquitetura incrível – incluindo a fachada em azulejo da Igreja do Carmo e do edifício circundante – ao lado de fontes, lojas e de uma incrível abundância de cafés, restaurantes e bares. É uma área vibrante que pode ficar bastante movimentada mas, com um parque arborizado mesmo a sul (Jardim da Cordoaria), também pode ser um refúgio calmante.
10. Casa da Música
A deslumbrante sala de concertos com 12 andares, concluída em 2005, é um dos pontos de referência da cidade e ponto de passagem obrigatória tanto para amantes de música como para aficionados de arquitetura. É possível fazer uma visita guiada ao edifício; assistir a um dos muitos concertos de música clássica, contemporânea e jazz realizados pelo local; ou apreciar boa comida e bebida, a preços razoáveis, no restaurante e café no rooftop, que são frequentemente palco para talento musical emergente. O edifício em si foi projetado pelo arquiteto neerlandês Rem Koolhaas e venceu um prémio do Royal Institute of British Architects (RIBA), em 2007.