Foz e Matosinhos


O Que Fazer na Foz e em Matosinhos

A proximidade do Porto ao Atlântico faz com que seja fácil de pontuar uma pausa da cidade com uma viagem à beira-mar e, com tanto a Foz como Matosinhos apenas a 15 minutos do centro da cidade, não faltam opções de praias.

A Foz está situada onde o Douro encontra o Atlântico e apresenta bares de praia, faróis, vistas para o mar e jardins botânicos. Num pequeno desvio para o norte encontra-se Matosinhos, lar para uma soberba praia arenosa que é incrível para surf, fortes históricos à beira-mar e dezenas de incríveis restaurantes de peixe e marisco.

Desde bares movimentados e jardins botânicos, a edifícios históricos e alta cultura, tanto a Foz como Matosinhos oferecem muito mais do que praias arenosas. Segue-se o que recomendamos para quem está na zona.

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Matosinhos

Restaurantes e Bares


Praia da Luz

Para quem precisa de descansar, relaxar e recarregar depois de uma longa caminhada na praia, a Praia da Luz é o local perfeito. Neste restaurante e bar à beira-mar pode-se beber, jantar e ouvir o som das ondas a bater contra a costa. Embora possa ficar movimentado e se pague uma pequena fortuna pela vista, não há local melhor para relaxar e observar o pôr do sol com uma bebida fresca a acompanhar.

Peixe e Marisco

Estar junto ao oceano significa que o peixe e o marisco são abundantes, frescos e sensacionais, sendo que Matosinhos conta com algumas das melhores marisqueiras do Porto.

A primeira entre estas é a Marisqueira Antiga, um dos restaurantes de marisco mais emblemáticos e tradicionais do Porto. A exposição de marisco fresco que ornamenta a entrada é uma pista para o que se pode esperar no interior, juntamente com um serviço agradável e vinhos excecionais. É caro, mas vale a pena. Recomendamos o robalo com crosta de sal e o arroz de marisco.

Servir a famílias peixe e marisco simples e bem preparados num ambiente descontraído tem sido, há gerações, a receita de sucesso da Marisqueira Matosinhos, apenas a alguns metros abaixo da rua da Marisqueira Antiga. Outro dos restaurantes emblemáticos da cidade, é mais subestimado do que o seu vizinho, sendo o melhor para aqueles que procuram pratos mais simples de marisco como camarão, ostras e caranguejo.

Marisqueira Matosinhos

Marisqueira Matosinhos

Marisqueira Matosinhos

Marisqueira Matosinhos

Marisqueira Matosinhos

Marisqueira Matosinhos

Atividades


Depois de nos entregarmos a qualquer uma das seleções de restaurantes, podemos sentir a necessidade de gastar calorias. Embora muitos provavelmente escolherão um passeio à beira-mar, tanto a Foz como Matosinhos têm outras opções para que os visitantes desfrutem dos excelentes espaços ao ar livre.

Um dos locais mais bonitos na cidade é o Jardim do Passeio Alegre, um jardim do século XIX na foz do Douro que apresenta fontes, esculturas, palmeiras sombrias e até um coreto que recebe concertos no verão.

A sul de Matosinhos fica o Parque da Cidade, o maior parque urbano de Portugal. A cidade movimentada parece um mundo distante enquanto se passeia pelos caminhos tranquilos, cheios de árvores, e junto às lagoas, onde patos e cisnes se encontram nas margens. Este paraíso verde de serenidade oferece a oportunidade de relaxar ou de participar numa ampla variedade de atividades desportivas, caso nos estejamos a sentir mais energéticos.

Para os devoradores de cultura, o Parque de Serralves oferece um verdadeiro banquete para os sentidos. Aqui, podem encontrar-se pérgolas, fontes e um beco arborizado; para além da Casa de Serralves, exemplar único da arquitetura Art Decó, com uma clarabóia desenhada pelo vidreiro francês René Lalique. E, se isto não for suficiente, há ainda um museu de arte contemporânea que exibiu obras de artistas como Joan Miró, Claes Oldenburg e Franz West.